Teatros e Espetáculos
Exposição “Fortificações portuguesas no brasil – séculos xvi a xviii”

Artistas: Aline Silva e Mário Bazzo Bertoncini
Vernissage: 20/07 - das 16 às 19 horas.
Classificação Indicativa: livre.

A Exposição “Fortificações portuguesas no Brasil - Séculos XVI a XVIII” apresenta uma série de fotografias de fortificações construídas no Brasil, durante o período colonial (1500–1822). São 23 imagens registradas em filmes de 35mm acompanhadas de legendas que retratam não só a costa brasileira, mas também o interior.

Inicialmente, no Brasil as fortificações  foram construídas por engenheiros militares portugueses, por estrangeiros à serviço da coroa portuguesa, e mais tarde por brasileiros formados nas Aulas Militares de Salvador e do Rio de Janeiro. Trata-se de um conjunto de imagens que revelam como o sistema de fortificações portuguesas contribuiu para a ocupação, desenvolvimento e delimitação do imenso território brasileiro; e suas construções em pedra, que resistiram aos séculos, perseveram silenciosa e imponentemente, na guarda e registro de nossa História.

A equipe conta com Aline Oliva, Mestre em História da Arte pela Universidade de Lisboa, responsável pelo projeto, pesquisa e textos, e, Mário Bazzo Bertoncini, fotógrafo.
A presente Exposição é inédita no Brasil, tendo sido exposta na Casa da América Latina em Lisboa (2008); na Reitoria da Universidade de Lisboa (2009); no Museu Militar de Lisboa (2010); e no Vice-Consulado do Brasil na Cidade do Cabo, África do Sul (2012). Algumas das imagens foram incluídas no livro “Património de origem portuguesa no Mundo. América”, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2010), e participaram de exposição com o mesmo título realizada pela Fundação Gulbenkian na sede da UNESCO, Paris (2010).

Visitação: a exposição poderá ser apreciada pelo público de 07 a 22 de junho, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (térreo).

01.8
Cambota - Avós e violão

© 2024 YesMarilia - Informação e entretenimento
Todos os direitos reservados